As campanhas do Google Ads afetam o SEO do seu site?

A plataforma de publicidade do Google Ads afeta o SEO do seu site?

Geralmente, essa é uma pergunta que você pode estar se perguntando.

E isso é normal quando você deseja lançar seu site ou investir para desenvolver seus negócios na Internet, seja para vender algum produto online, como um clareador dental talvez ou um pacote de intercâmbio.

Aqui está a nossa Resposta:

“Não há conexão com as campanhas no Google Ads e na Pesquisa natural. Além disso, no Google são equipes totalmente independentes. Por outro lado, existem alguns efeitos indiretos no SEO quando as campanhas estão ativas.”

Equívoco 1: o Google favorece os usuários do Google Ads a colocar seu site de maneira mais natural no mecanismo de pesquisa

Imagine que essa primeira idéia seja verdadeira.

Então, como podemos explicar que muitos artigos de blog estão posicionados na primeira posição ou na primeira página dos resultados de pesquisa do Google sem nunca ter usado a promoção paga?

Este é, por exemplo, o caso da Inbounder Agência Digital

Sim, esse boato é muito falso, como costuma acontecer no Marketing Digital.

Você não recebe nenhum favor do Google apenas porque promove seu site com campanhas no Google Ads.

O SEO natural é baseado em um algoritmo com várias centenas de critérios  e o Google Ads não é um deles.

Você deseja referenciar seu site naturalmente, não há problema, você só precisa ser paciente.

Equívoco 2: desde que parei o Google Ads, meu posicionamento natural não é mais tão bom

Você executou campanhas de anúncios do Google Ads e, desde que as interrompeu, seu posicionamento não é mais tão bom.

Você fez uma pesquisa no Google e pode ter encontrado este estilo de afirmação:

  • Começamos a investir muito no Google Ads e nossos resultados orgânicos aumentaram,
  • Ou nosso concorrente gasta mais do que gastamos na campanha do Google Ads. É certamente por isso que está melhor posicionado em resultados orgânicos …

Estes são apenas rumores e e ainda rumores falsos.

Não há impacto direto entre uma campanha do Google Ads e o SEO

No Google, há uma separação hermética entre as equipes que lidam com SEO e as que trabalham no Google Ads.

Além disso, a equipe de SEO está completamente relutante em incluir qualquer critério de anúncios pagos.

E eles estão certos, o mecanismo de pesquisa perderia imediatamente o interesse se bastasse pagar para ser bem classificado.

Mas então como podemos explicar essa queda no posicionamento?

Mas há impactos indiretos

Não há nexo direto, mas indiretamente.

Impacto na taxa de cliques nas páginas de resultados

Com uma campanha de promoção configurada corretamente no Google Ads , você aparecerá na parte superior da página de resultados.

Algumas pessoas clicam no seu anúncio, mas a maioria vai para resultados orgânicos.

E um estudo do Google  mostrou que as pessoas que veem um anúncio têm maior probabilidade de clicar no seu resultado se você estiver presente na parte superior da página.

Como resultado, a taxa de cliques no seu resultado natural aumentará, o que é um sinal positivo para o algoritmo de SEO do Google.

Impacto na taxa de rejeição do seu site

Além disso, os usuários da Internet que clicam em um anúncio provavelmente permanecerão no seu site por mais tempo.

Nesse caso, é a sua taxa de rejeição que diminuirá e também é um critério positivo para seus rankings orgânicos.

Outros impactos indiretos

Uma campanha de publicidade online também tem outros efeitos positivos para o seu SEO.

Por exemplo, um usuário clica em um de seus anúncios e considera sua oferta interessante.

Ele pode decidir fazer referência a ele em um desses conteúdos que ele publicará no site de sua empresa ou nas redes sociais….

E sabemos que tudo isso tem um impacto positivo – direta ou indiretamente – em sua classificação nas páginas de resultados do Google.

Observe que alguns desses efeitos também são verdadeiros no caso de uma campanha publicitária no Facebook Ads ou LinkedIn.

Depois que a campanha terminar, a maioria desses impactos positivos desaparecerá para retornar ao seu valor normal.

Como resultado, seu posicionamento nas páginas de resultados pode ser impactado e revisado para baixo.


Equívoco 3: agora que meu posicionamento natural está bom, não preciso mais do Google Ads

Você publica regularmente o conteúdo em seu site, usa todos os meios para promovê-lo ao seu destino (redes sociais, Email Marketing …).

Além disso, você investe parte do seu volume de negócios no Google Ads.

Seu posicionamento natural é geralmente satisfatório.

Portanto, faz todo o sentido se perguntar por que continuar executando campanhas de anúncios para aparecer no primeiro resultado do mecanismo de pesquisa do Google, se eu já sou o primeiro resultado orgânico?

Por ser o primeiro nos resultados de pesquisas naturais, você tem uma séria vantagem competitiva.

Você pode conquistar novos clientes, alimentar o fluxo de clientes em potencial ou simplesmente gerar tráfego gratuito e sustentável.

Por outro lado, se você abandonar suas campanhas do Google Ads, também notará uma queda no tráfego.

Para manter suas vendas, as principais marcas entenderam isso.

Por exemplo, pesquise no Google por “clareamento dental“.

O anúncio do Google Ads em vermelho enquanto a Clareador Dental está na primeira posição no SEO natural nessas palavras-chave.

Conclusão sobre o impacto do Google Ads no SEO  do seu site

Os especialistas em marketing digital costumam contrastar a publicidade do Google Ads com o SEO no Google.

A principal diferença é obviamente que um é gratuito, o outro é pago.

Se você possui um blog ou site de notícias, provavelmente não precisa anunciar.

Por outro lado, se você oferece produtos ou serviços, na maioria dos casos você terá concorrentes presentes que não hesitam em se posicionar em primeiro lugar.

Publicidade on-line e SEO não são contrários, mas complementares .

  • Com um bom SEO, você pode reduzir seu orçamento de publicidade ou investi-lo de uma maneira diferente para testar novas fontes de tráfego e, portanto, oportunidades de crescimento,
  • E graças às campanhas bem estruturadas do Google Ads, você influenciará indiretamente o SEO do seu site.

Vamos com 3 perguntas básicas para finalizar o nosso conteúdo:

Sem uma campanha do Google Ads, você tem chance de ser visível no Google?

Absolutamente, o Google Ads é a plataforma de publicidade do Google, mas não é obrigatório poder ser bem referenciado no Google. A função do mecanismo de pesquisa é organizar sites e destacar os que são mais relevantes para solicitações específicas. Nesse caso, o Google Ads serve como um acelerador para indexar suas páginas e a visibilidade do seu site.


Você reconhece a importância do SEO, mas deseja resultados rapidamente, o que fazer?

SEO e velocidade geralmente não são termos que geralmente vemos juntos. Estar bem posicionado no SEO natural requer vários meses. Com a publicidade, em menos de 24 horas, você pode começar a direcionar o tráfego para o seu site e fazer suas primeiras vendas ou receber solicitações de informações sobre sua oferta. Se você estiver iniciando uma atividade e descobrir se sua oferta de produto ou serviço é relevante, escolha Google Ads para testar o entusiasmo de seus clientes em potencial. Uma vez validado e desenvolvido o seu modelo, pode ser sensato, na época, usar parte de seus lucros para reinvesti-los em sua estratégia de SEO.

Você deve priorizar campanhas de SEO ou publicidade?

Os dois são complementares, o SEO tem essa capacidade de resistir a novos participantes no seu mercado um pouco melhor do que a publicidade, porque parte da visibilidade depende do seu orçamento. Com um orçamento muito pequeno, será difícil permanecer constantemente visível na frente de jogadores maiores. A ideia é garantir uma boa presença em SEO, continuando a testar novas palavras-chave com campanhas no Google Ads e diversificar suas fontes de tráfego, em particular com campanhas na Rede de Display, compras ou YouTube …

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