Consultor de marketing imobiliário: devo contratar um?

O mercado imobiliário é muito antigo não apenas no Brasil, mas ao redor de todo o mundo. No entanto, a publicidade para imobiliárias não realizou grandes avanços ao longo do tempo, sendo necessário inovar e atender as exigências do consumidor que se tornam cada vez maiores.

O marketing imobiliário é uma forma de atingir tais objetivos, mas algumas questões como falta de mão de obra especializada, tempo, dinheiro para investir e falta de conhecimento se tornam verdadeiros empecilhos.

Por isso, contratar um consultor de marketing imobiliário pode ser a saída ideal para começar obter melhores resultados na venda de imóveis.

O que é marketing imobiliário?

Começando do início, o marketing imobiliário é um conjunto de estratégias online e offline que são utilizadas na divulgação de imobiliárias para atrair leads de venda, aumentar a carteira de clientes e consequentemente seu faturamento. Ou seja, o marketing imobiliário não significa investir em apenas um canal, mas sim criar uma estratégia sólida com objetivos concretos para seu negócio.

Isso é fundamental, visto que atualmente os consumidores, na maioria dos casos, utilizam os meios digitais para se basear e tomar a decisão de compra.

Sendo assim, estar presente nesse universo aumenta a chance de um cliente escolher a sua imobiliária dentre outras disponíveis. No entanto, não basta estar presente pelo simples fato de estar, sendo necessário oferecer para seu público-alvo conteúdos de valor e que resolvam suas dúvidas e dores, aumentando assim sua autoridade e credibilidade no mercado.

Se tudo isso pareceu um pouco confuso e você acredita que não possa dar conta, encontrar um consultor de marketing imobiliário é a solução ideal.

O que faz um consultor de marketing imobiliário?

A publicidade para imobiliárias é um caminho que pode atingir ótimos resultados se for bem explorado. No entanto, muitas empresas do segmento não têm tempo, conhecimento ou dinheiro para investir em um time completo, que possua conhecimentos de marketing e experiência imobiliária.

Por isso, o consultor de marketing imobiliário agrega muito valor à empresa melhorando os resultados na venda de imóveis.

Ele será o responsável por verificar se a empresa possui uma captação de leads, ou seja, se ela está captando contatos e se realiza o direcionamento correto dos mesmos, seja para venda, compra ou locação. Caso não possua ou precise de melhorias, é ele quem irá otimizar esse processo e ensinar como ele é feito para o proprietário da empresa, ou algum funcionário responsável.

Com todos os dados agrupados é possível avaliar os leads e segmentá-los de acordo com suas características, objetivos, orçamento e necessidades, melhorando as oportunidades da empresa e promovendo resultados efetivos, graças às informações obtidas por meio de dados reais, ou seja, sem achismos.

Também é ele quem irá analisar as vulnerabilidades presentes em campanhas de redes sociais e mostrar um caminho a ser seguido. Isso porque, é muito comum ocorrerem erros nos anúncios sem que a empresa perceba, visto que em diversos casos, o marketing não é visto como algo essencial e não recebe o investimento necessário.

Por exemplo, realizar a segmentação das campanhas é de suma importância para melhorar ainda mais seus resultados, visto que ao direcionar um anúncio de uma casa para alguém que esteja procurando um imóvel com todas as características que ela possui é muito mais fácil realizar a venda. Muitas empresas não incluem essa informação em seus anúncios, obtendo resultados ruins e culpando a própria ferramenta por isso.

Aliás, o consultor imobiliário poderá auxiliar a empresa a criar estratégias de curto, médio e longo prazo, para que não dependam de seu trabalho por um longo período de tempo.  

Por que contratar?

É muito difícil encontrar no mercado um profissional que possua experiência no mercado imobiliário e ainda seja um expert em marketing digital e quando ele é encontrado, seu custo de contratação costuma ser maior do que a imobiliária pode pagar.

Sendo assim, o consultor possui menor custo a longo prazo para a empresa, visto que não possuirá vínculo empregatício e irá oferecer um vasto conhecimento de mercado.

Além disso, mesmo que você já possua uma equipe de marketing, o consultor oferece sua experiência no mercado, indicando melhores ações que podem ser tomadas, melhorias a serem feitas, entre outros.

Esse profissional pode estar presente no dia a dia da empresa e inclusive executar alguns serviços. No entanto, é importante lembrar que ele não é um funcionário, não sendo sua responsabilidade executar atividades comuns do dia a dia.

Ele irá realizar uma consultoria e mentoria para seu negócio, com foco em como o marketing pode melhorar os resultados na venda de imóveis. Junto a ele serão pré-estabelecidos os objetivos que deverão ser atingidos por meio de estratégias que devem ser aplicadas. Contudo, caso não seja possível realizar encontros presenciais, as reuniões podem ser feitas por plataformas on-line.

Portanto, sim, vale a pena contratar um consultor de marketing imobiliário. Afinal, ele não possui uma visão viciada sobre o negócio, podendo oferecer novos pontos de vista e assim promover melhorias na empresa em diversos âmbitos.

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