4 benefícios do colágeno para seu organismo

O colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo.

É o principal componente dos tecidos conjuntivos que constituem várias partes do corpo, incluindo tendões, ligamentos, pele e músculos.

O colágeno desempenha muitas funções importantes, como fornecer estrutura à pele e fortalecer os ossos.

Os suplementos de colágeno se tornaram populares nos últimos anos. A maioria é hidrolisada, o que significa que o colágeno foi degradado, facilitando sua absorção.

Existem também vários alimentos que você pode consumir para aumentar a ingestão de colágeno, como pele de porco e caldo de ossos.

O consumo de colágeno pode ser bom para a saúde de várias maneiras, desde o alívio de dores nas articulações até a melhoria da saúde da pele.

Neste artigo, discutiremos seis benefícios comprovados pela ciência de tomar colágeno.

1. Pode melhorar a saúde da pele

O colágeno é um componente importante da pele.

Desempenha um papel importante no fortalecimento da pele, podendo também beneficiar a elasticidade e hidratação.

Conforme você envelhece, seu corpo produz menos colágeno, causando ressecamento da pele e formação de rugas.

No entanto, vários estudos mostraram que os peptídeos ou suplementos de colágeno que contêm colágeno podem ajudar a retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e o ressecamento.

Em um estudo, mulheres que tomaram um suplemento que continha 2,5 a 5 gramas de colágeno por oito semanas apresentaram menos ressecamento e um aumento significativo na elasticidade da pele em comparação com aquelas que não tomaram o suplemento.

Outro estudo descobriu que mulheres que beberam uma bebida misturada com um suplemento de colágeno diariamente por 12 semanas tiveram maior hidratação da pele e uma diminuição significativa na profundidade das rugas em comparação com um grupo de controle.

Os efeitos redutores de rugas dos suplementos de colágeno foram atribuídos à capacidade de estimular o corpo a produzir colágeno por conta própria.

Além disso, tomar suplementos de colágeno pode promover a produção de outras proteínas que ajudam a estruturar a pele, incluindo elastina e fibrilina.

Existem também muitas alegações anedóticas de que os suplementos de colágeno são úteis na prevenção da acne e de outras doenças da pele, mas não há evidências científicas para apoiá-los.

Resumo:Tomar suplementos que contenham colágeno pode ser útil para retardar o envelhecimento da pele.

No entanto, são necessárias mais evidências de estudos que examinam os efeitos do colágeno sozinho.

2. Ajuda a aliviar a dor nas articulações

O colágeno ajuda a manter a integridade da cartilagem, que é o tecido semelhante à borracha que protege as articulações.

Como a quantidade de colágeno em seu corpo diminui com a idade, aumenta o risco de desenvolver doenças articulares degenerativas, como osteoartrite.

Alguns estudos demonstraram que tomar suplementos de colágeno pode ajudar a melhorar os sintomas da osteoartrite e reduzir a dor nas articulações em geral.

Em um estudo, 73 atletas que consumiram 10 gramas de colágeno diariamente por 24 semanas experimentaram uma redução significativa da dor nas articulações ao caminhar e descansar, em comparação com um grupo que não o tomou.

Em outro estudo, os adultos ingeriram dois gramas de colágeno por dia durante 70 dias.

Aqueles que o tomaram tiveram uma redução significativa nas dores nas articulações e foram capazes de um melhor desempenho com atividades físicas do que aqueles que não o fizeram.

Alguns pesquisadores sugeriram que o colágeno suplementar pode se acumular na cartilagem e estimular os tecidos a produzirem colágeno.

Eles sugerem que isso pode ajudá-lo a ter menos inflamação, melhorar o suporte das articulações e diminuir a dor.

Se você quiser tentar tomar um suplemento de colágeno por seus possíveis efeitos no alívio da dor, os estudos sugerem que você deve começar com uma dose de 8 a 12 gramas por dia.

Resumo: Foi demonstrado que tomar suplementos de colágeno reduz a inflamação e estimula a síntese de colágeno no corpo. Isso pode ajudar a aliviar a dor em pessoas com doenças articulares, como osteoartrite.

3. Pode prevenir a perda óssea

Seus ossos são feitos principalmente de colágeno, o que lhes dá estrutura e os ajuda a permanecer fortes.

À medida que o colágeno do corpo se deteriora com a idade, a massa óssea também é afetada.

Isso pode levar a doenças como a osteoporose, que é caracterizada por baixa densidade óssea e tem sido associada a um risco aumentado de fraturas ósseas.

Estudos demonstraram que tomar suplementos de colágeno pode ter certos efeitos no corpo que ajudam a inibir a degradação óssea que leva à osteoporose.

Em um estudo, as mulheres tomaram um suplemento de cálcio combinado com 5 gramas de colágeno, ou um suplemento de cálcio sem colágeno, diariamente durante 12 meses.

No final do estudo, as mulheres que tomaram o suplemento de cálcio e colágeno tinham níveis significativamente mais baixos de proteína no sangue (que promovem a destruição óssea) do que aquelas que tomaram o cálcio sozinho.

Outro estudo encontrou resultados semelhantes em 66 mulheres que tomaram 5 gramas de colágeno por dia durante 12 meses.

As mulheres que tomaram o colágeno tiveram um aumento de até 7% na densidade mineral óssea (DMO), em comparação com as mulheres que não o fizeram.

A BMD é uma medida da quantidade de minerais, como cálcio, nos ossos. A baixa DMO está associada a ossos fracos e ao desenvolvimento de osteoporose.

Esses resultados são promissores, mas mais estudos em humanos são necessários antes que se possa confirmar que os suplementos de colágeno ajudam a saúde óssea.

Resumo:Tomar suplementos de colágeno pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças ósseas como a osteoporose. Eles têm o potencial de ajudar a aumentar a DMO e reduzir os níveis de proteínas no sangue que estimulam a degradação óssea.

4. Pode aumentar a massa muscular

Entre 1% e 10% do tecido muscular é composto de colágeno. Essa proteína é necessária para que seus músculos permaneçam fortes e funcionem adequadamente.

Alguns estudos sugerem que os suplementos de colágeno ajudam a aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia, uma perda de massa muscular que ocorre com o envelhecimento.

Em um estudo, 27 homens fracos ingeriram 15 gramas de colágeno enquanto participavam de um programa de exercícios diários por 12 semanas.

Comparados aos homens que se exercitaram, mas não tomaram colágeno, eles ganharam significativamente mais massa muscular e força.

Além disso, o colágeno pode atuar como importante redutor de gordura e desintoxicador.

Retira toxinas e gorduras desnecessárias de nosso corpo.

Porém, ele age de forma lenta.

Caso quiser um desintoxicador que funcione mais rápido, vale a pena visitar o detox caps site oficial.

Os pesquisadores sugeriram que tomar colágeno pode promover a síntese de proteínas musculares, como a creatina, e também pode estimular o crescimento muscular após o exercício.

Mais pesquisas são necessárias para testar o potencial do colágeno para aumentar a massa muscular.

Resumo: A pesquisa mostrou que tomar suplementos de colágeno aumenta o crescimento e a força muscular em pessoas com perda muscular relacionada à idade.