Alimentação saudável: melhores e piores pratos italianos para sua saúde

Pior: Pizza Deep Dish Meat-Lover’s

Esse prato fundo significa uma crosta mais espessa com mais carboidratos.

Esses “carboidratos” são o tipo de calorias que entram em sua corrente sanguínea mais rapidamente do que outras fontes de energia, como proteínas ou gorduras.

Adicione salsicha, carne e queijo e você obterá uma bomba de calorias com gordura suficiente para ajudar a obstruir suas artérias com o tempo, e carboidratos suficientes para aumentar o açúcar no sangue.

Essa não é uma combinação ideal para uma boa saúde.

O melhor: pizza de massa fina com vegetais

Uma crosta mais fina tem menos calorias e carboidratos. E se for trigo integral, leva mais tempo para digerir, então é menos provável que o açúcar no sangue aumente.

Cubra com legumes e molho de tomate sem adição de açúcar.

Para manter a gordura baixa, vá devagar com o queijo. Se você decidir adicionar carne, procure proteínas magras, como frango sem pele ou peru.

Pior: conchas recheadas

Tem três tipos diferentes de queijo recheado com gordura e cascas gigantes de massa para muitos carboidratos. Não é um bom começo.

Se quiser se mimar, procure a ricota com baixo teor de gordura como recheio principal, e também a mussarela e o parmesão.

Depois disso, é tudo sobre as porções. Beba bastante água e coma com uma porção generosa de salada verde para não exagerar.

Melhor: Pimentas Recheadas

Em vez de rechear cascas de massas ricas em carboidratos com queijos gordurosos de diferentes matizes, por que não preencher um delicioso pimentão com baixo teor de carboidratos e calorias com arroz integral, tomates e proteínas magras como peru moído.

Dessa forma, você pode coçar a mesma coceira com muito menos carboidratos e calorias e menos gordura.

Pior: Spaghetti Carbonara

Esta receita começa com uma pilha de macarrão rico em carboidratos. Em seguida, você adiciona quatro gemas de ovo, uma xícara de queijo, azeite de oliva e, se não houver calorias e gordura suficientes, meio quilo de bacon.

Alguns cozinheiros até adicionam um pouco de creme de leite para garantir! O resultado – sem surpresa – é delicioso.

Tudo bem como uma guloseima, mas a melhor maneira de fazer uma versão saudável deste prato é comer outra coisa.

Melhor: Spaghetti Marinara

Se você está desejando macarrão, esta é uma escolha bastante saudável. Um toque de azeite naquele molho marinara é bom porque ajuda o corpo a absorver um nutriente importante do tomate (licopeno) que protege as células.

Só não exagere na gordura e preste atenção ao teor de açúcar do molho, porque eles podem acumular calorias extras.

Peito de frango grelhado magro é uma ótima maneira de adicionar um pouco de proteína, se você quiser.

Pior: Risoto de Parmesão

A maneira tradicional de fazer este prato de arroz italiano é com muito óleo, manteiga e queijo parmesão. Isso resulta em muita gordura e calorias, mesmo sem o ingrediente principal.

O arroz em si não apenas contém muitos carboidratos, mas também possui um alto “índice glicêmico”. Isso significa que a energia entra em seu sangue ainda mais rapidamente do que a massa.

Melhor: Minestrone

Se o seu desejo é comer arroz no jantar, por que não adicionar um pouco dele a esta saudável e versátil sopa mista de vegetais e feijão.

Dessa forma, você pode encher-se de caldo e vegetais com baixo teor de calorias, carboidratos e gordura e ainda obter um pouco de arroz para satisfazer seu desejo.

Pior: Cannoli

Você pega a farinha branca, que já tem muito carboidrato e alto índice glicêmico, e adiciona o açúcar, que tem mais dos dois. Em seguida, misture com uma porção sólida de gordura vegetal, enrole e frite em mais gordura.

E ainda não terminamos.

O recheio é cheio de mais gordura e calorias, na forma de ricota e açúcar. Polvilhe o topo com um pouco de açúcar de confeiteiro para o toque final. Pense nisso como uma sobremesa “uma vez na lua”.

Melhor: Lemon Granita

Você faz com nada mais do que açúcar, água e limões, embora qualquer suco funcione. É originalmente da Sicília, uma ilha no extremo sul da Itália.

Algumas receitas também adicionam um pouco de clara de ovo, que é rica em proteínas. A coisa toda tem baixo teor de gordura, relativamente baixa caloria e é refrescante o suficiente para acordá-lo do estupor de verão do meio-dia.

Pior: Berinjela com Parmesão

É um vegetal, então quão ruim pode ser? Muito ruim, na verdade. O problema não é a berinjela em si. É que você cobre com bastante farinha e pão ralado e frita no óleo.

Algumas receitas mais saudáveis ignoram esta etapa, mas há mais com que se preocupar. Você coloca uma camada de muita mussarela e queijo parmesão, que adiciona mais gordura e calorias, e depois derrete tudo no forno.

Melhor: vegetais grelhados

Não poderia ser mais simples. Misture vegetais como berinjela, abobrinha, pimentão e até cogumelos em um pouco de azeite e jogue-os na grelha.

Qualquer gordura extra deve pingar no fogo, o que lhe dará vegetais perfeitamente carbonizados, ricos em nutrientes e fibras e com poucas calorias. Uma pitada de sal marinho deve terminar o prato. E você pode assar tudo no forno, se não quiser cozinhar fora.

Pior: Calamari Frito

Comece com uma pilha perfeitamente inocente de frutos do mar frescos com muita proteína e muito pouca gordura – neste caso, lula. Por enquanto, tudo bem. Mas então as coisas começam a dar errado.

Você a draga em farinha rica em carboidratos ou farinha de rosca e frita em uma cuba de óleo. Gordura, calorias, carboidratos – essa é a ideia – não é uma ótima escolha se você está cuidando do seu peso ou comendo para sua saúde.

Alguns desses alimentos podem lhe fazer bem a saúde, e procurar bons alimentos pra uma dieta saudável é um dever.

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