Dieta e nutrição: qual alimento tem mais gordura saturada?

O que é gordura saturada?

É um tipo de gordura que normalmente é sólida em temperatura ambiente, como banha, manteiga ou óleo de coco, e só é bom para você em pequenas quantidades.

Demais pode aumentar o colesterol “ruim” LDL, o que pode levar a doenças cardíacas. É por isso que você não deve obter mais de 10% de suas calorias da gordura saturada. São 200 calorias em uma dieta de 2.000 calorias, ou 22 gramas de gordura saturada.

Sorvete ou iogurte grego?

Iogurte grego

Isso é comparado a 4 gramas de sorvete. Mas há um problema. O tamanho da porção do sorvete é menor – meia xícara.

Existem iogurtes de estilo grego “com baixo teor de gordura” e “sem gordura” que eliminam toda ou a maior parte da gordura saturada.

Coxa de frango ou filé de salmão?

Coxa de frango

Isso é três vezes mais do que uma porção de salmão. E isso sem a pele, que adiciona mais gordura saturada. Para reduzir, experimente peito de frango. Tem cerca de 1 grama por porção.

Empada de Bisão ou Empada de Carne?

Empada de carne

Mas isso não significa que você pode ficar louco com bisões. Ainda tem 3 ou mais gramas por porção.

Em ambos os casos, vale a pena fazer rissóis feitos com cortes mais magros de carne para reduzir a gordura saturada.

Lombo de vaca ou 2% de leite?

2% leite

Isso é o dobro da gordura saturada de uma porção de 100 gramas de lombo de cima que foi eliminada de toda a gordura visível. Mesmo se você deixar 1/8 de polegada de gordura, ela só chega a pouco mais de 2 gramas.

Dito isso, o leite é a melhor fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina D e cálcio. O leite também tem menos calorias.

Pizza de queijo ou batata frita?

Pizza de queijo

Por fatia? Está certo.

Quando foi a última vez que você comeu uma fatia de pizza e parou? Mas isso não significa que é temporada de caça às batatas fritas. Uma porção – que tem apenas cerca de 15 chips – ainda tem um grama ou mais de gordura saturada.

Rosquinha vitrificada ou abacate?

Rosquinha

Um abacate inteiro, porém, tem uma quantidade surpreendente de quase 3 gramas. Claro, também é carregado com vitaminas e minerais e tem outros benefícios para a saúde.

Não tanto com o donut – apenas uma grande quantidade de açúcar e carboidratos simples que aumentam o nível de açúcar no sangue, o que pode ser prejudicial à saúde.

Nozes de macadâmia ou lombo de porco?

Nozes de macadâmia

Surpreso? Sim, nozes podem ser boas para você, mas elas têm muita gordura e às vezes é do tipo saturado.

Apenas um quarto de xícara de nozes de macadâmia tem 4 vezes mais do que uma porção completa de lombo de porco no jantar.

Mas nem toda carne de porco é criada da mesma forma e algumas têm muito mais gordura saturada, portanto, faça sua lição de casa antes de começar a cozinhar.

Bacon ou Cole Slaw?

Salada de repolho

Estamos falando do tipo tradicional, à base de maionese e cremoso. Tem quase o dobro da gordura saturada que existe em uma fatia de bacon escaldante.

É um lembrete de que a gordura saturada se esconde em muitos alimentos dos quais você pode não suspeitar.

Caffe Latte ou batatas fritas?

Café com leite

Um pequeno pedido de batatas fritas ainda contém 3 gramas de gordura saturada. É que um café com leite contém muita gordura saturada.

E o tamanho de 16 onças geralmente não é nem mesmo o maior tamanho no menu. Quer uma alternativa sem gordura? Experimente café com leite desnatado ou chá verde.

Manteiga ou azeite?

Manteiga

Tem mais de três vezes a gordura saturada do azeite, que tem apenas 2 gramas por colher de sopa.

Experimente mergulhar o pão em um pouco de azeite em vez de espalhar na manteiga. Independentemente do que você usar, lembre-se de que ambos são carregados de calorias, então é melhor não exagerar.

Leite de coco ou meio a meio?

Leite de côco

Isso é cerca de três vezes a gordura em uma xícara meio a meio, e soma mais de 2 dias da quantidade recomendada.

É por isso que é uma boa ideia ir com calma. Só porque os cocos crescem em árvores não significa que sejam bons para você em qualquer quantidade.

Leite de amêndoa ou leite de soja?

Leite de soja

Isso é mais do que leite de amêndoa, que quase não tem gordura saturada. Ambos têm muito menos do que você encontra em laticínios integrais, como leite, creme e queijo.

Muffin de ovo ou mirtilo?

Bolinho de mirtilo

A quantidade exata depende do tamanho do muffin e da receita, mas pode ter o dobro ou mais da gordura saturada de um ovo cozido ou pochê.

Um muffin também é carregado com açúcar e outros carboidratos simples. Um ovo, por outro lado, está cheio de proteínas de alta qualidade e outros nutrientes importantes.

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