Marketing boca a boca ainda é indispensável para imobiliárias

É mais provável que seja seguro presumir que você já ouviu falar da expressão marketing boca a boca e talvez já tenha se beneficiado dela antes. No entanto, você já considerou as vantagens de ter um papel mais ativo no marketing boca a boca para o seu negócio?

Continue lendo para aprender mais sobre como essa estratégia de marketing exclusiva funciona, seus benefícios e como você pode recrutá-la para criar um reconhecimento mais positivo para sua imobiliária.

Definição de marketing boca a boca

O marketing boca a boca é definido como recomendações feitas por clientes satisfeitos, tanto orais como escritos, à sua rede de contatos pessoais. Como os consumidores são mais propensos a experimentar um produto ou serviço recomendado por um amigo ou membro da família, o boca a boca é considerado o método mais eficaz de marketing disponível.

Benefícios do marketing boca a boca

Os benefícios do marketing boca a boca são esses:

  • Econômico: o custo de marketing pode consumir uma parte significativa do orçamento operacional, especialmente para empresas menores. Um dos benefícios mais notáveis ​​do marketing boca a boca é a sua natureza econômica.

Embora algumas campanhas possam exigir algum investimento inicial, o meio baseado em referência não custa nada em comparação com as campanhas impressas, de televisão ou de rádio.

  • Reconhecimento da marca: um subproduto positivo de uma campanha de marketing boca a boca é a quantidade de reconhecimento que ela pode trazer à sua marca.

As empresas podem ter um papel ativo nessas campanhas, fornecendo recursos que podem ser facilmente compartilhados pelos clientes com seus amigos, não muito diferente das mídias sociais.

  • Retenção de clientes: a pesquisa mostra que é mais provável que alguém se converta em cliente, compre mais e permaneça com sua marca por mais tempo quando for indicado por um amigo ou parente, em comparação com leads obtidos por métodos tradicionais de marketing.

Sua estratégia de marketing boca a boca deve incluir ênfase no atendimento ao cliente e na experiência do cliente; À medida que mais e mais clientes fornecem referências para suas redes pessoais, o valor das referências aumentará exponencialmente.

  • Crie confiança: de acordo com o estudo Global Trust in Advertising da Nielsen 2015, impressionantes 83% dos entrevistados afirmam confiar nas recomendações de pessoas que conhecem, em análises online e editoriais, e em todas as outras formas de publicidade.

Embora ter ideias de marketing boca a boca possa ser complicado, encorajar e facilitar as referências ajudará a atrair a adesão de novos clientes.

  • Estratégia de marketing alternativa: na era digital de hoje, não faltam estratégias de marketing. Infelizmente, algumas estratégias não são apenas consideradas desatualizadas, mas também podem irritar o consumidor.

O marketing boca a boca oferece às empresas um caminho alternativo para alcançar clientes em potencial, quando táticas como ligações não solicitadas são ineficazes.

A importância do boca a boca para as imobiliárias

Tradicionalmente, o setor imobiliário é fortemente dependente do boca a boca para fins de marketing. Sendo uma das maiores compras que as pessoas fazem em sua vida, isso não é uma surpresa, porque as referências boca a boca fornecem aos compradores um certo nível de confiança.

Embora a referência boca a boca ainda seja extremamente importante para os corretores de imóveis, o cenário imobiliário está mudando e se tornando cada vez mais centrado no digital.

Algumas estatísticas e tendências mostrem claramente para onde o setor imobiliário está se dirigindo, a maioria dos agentes não está pronta para essa mudança, tanto mental quanto operacionalmente. Os corretores de imóveis não deram ênfase suficiente à construção de uma forte presença digital e marca online e à incorporação do marketing digital como parte de sua estratégia de aquisição geral. Como resultado, eles estão potencialmente perdendo oportunidades de negócios atualmente e especialmente no futuro.

Mas ainda que o marketing digital seja o presente e o futuro do marketing para imobiliárias e afins, o boca a boca ainda tem o maior peso, um dos instrumentos mais eficazes para captar e fidelizar clientes.

Mesmo que alguém se utilize de estratégias do marketing digital para impulsionar os negócios na imobiliária, o boca a boca, de certa forma, guardando-se as devidas particularidades deste meio, continua sendo importante.

Por exemplo: uma das estratégias mais importantes de marketing digital para o mercado imobiliário (e para outros também) é o uso sistematizado das redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras. E um dos elementos mais importantes das redes sociais é a interação entre as pessoas e a interação das pessoas com a imobiliária ali.

Quando a pessoa vai pesquisar sobre algum apartamento no Cabral, ele certamente irá vascular sobre a imobiliária responsável. Se o que as pessoas falam a respeito daquela imobiliária for bom, as chances de alguém querer fechar negócio com a imobiliária em questão é muito maior.

Agora, por outro lado, se há muitas reclamações e/ou comentários negativos em geral, os potenciais inquilinos ou compradores ficarão desconfiados e mais do que provavelmente nem um pouco estimulados em fechar negócio com a imobiliária. Ou seja, o “burburinho” na Internet sobre uma imobiliária funciona como um termômetro para eles.

Enquanto o boca a boca costumava ser limitado pelo número de lugares que você ia e as pessoas com quem interagia fisicamente, os tempos mudaram.

Agora, graças às mídias online e sociais, o que você compartilha pode chegar a milhões em poucos segundos. E o boca a boca não para apenas após uma interação – uma pessoa vai contar para outra, e outra, e assim por diante. Com cada compartilhamento, repostagem ou retuíte, o marketing boca a boca carrega o potencial de crescimento exponencial.

Mas onde o marketing boca a boca realmente se destaca é seu alto nível de confiança. De acordo com um relatório da Nielsen, 92% das pessoas confiam no boca a boca ou nas referências de seus conhecidos, acima de qualquer outra publicidade. Isso significa que quando alguém vê um amigo ou membro da família delirando sobre uma determinada marca, é muito mais provável que compre.

Agora você compreende melhor por que o boca a boca permanece sendo um importante pilar para as imobiliárias.